5 Dicas para Reduzir Arquivos CDR

Dicas para Diminuir o tamanho de Arquivos do CorelDRAW. Arquivo CDR pesado e lento? Veja 5 dicas para Reduzir Arquivos CDR e deixar o programa mais Rápido. Alguns pequenos detalhes fazem muita diferença em questão de velocidade, confira algumas já testadas por mim mesmo e veja se para voc~e também são úteis.

Arquivos Pesados

Quando estamos trabalhando em uma arte no CorelDRAW, muitas vezes não nos importamos com o tamanho do arquivo, e isto só é verificado quando está praticamente no final do trabalho. Arquivos com muitas páginas e imagens são os principais vilões do Corel, que podem se corromper e simplesmente não abrir. Separamos 8 dicas para você fazer em seu Arquivo depois de concluído e reduzir um pouco seu tamanho.

1 - Converter Imagens

Imagens com resolução muito alta representam mais de 60% do tamanho total do arquivo CDR. Para impressão, a resolução máxima que precisamos na maioria dos casos é de 300DPI. Para verificar e converter suas imagens faça o seguinte: Selecione a Imagem > No menu "Bitmap" > Reamostrar > Coloque 300DPI (Se for um numero maior), se o número for menor não será necessário alterações.

2 - Converter Sombras em BITMAP

As sombras exigem um alto processamento e são muito pesadas. Para resolver este problema, vamos fazer o seguinte, nos objetos que possuem sombras clique com o botão direito (em cima da sombra) e selecione a opção "Separar Grupo de Sombreamento", assim a sombra não ficará vinculada com o objeto, agora no menu, BITMAP > "Converter em Bitmap", como as sombras não possuem cores, podemos colocar uma resolução bem baixa de 10 à 150dpi já é suficiente.

3 - Eliminar objetos inutilizados de Powerclip

Muitas vezes "esquecemos" objetos em Powerclip, esses objetos pesam ainda mais os arquivos CDR, confira dentro de cada página se existem objetos que não serão utilizados e delete-os.

4 - Não utilize mais que 10 Páginas

A menos que seu arquivo seja apenas de texto, para arquivos com mais de 10 páginas o ideal é você separá-los em arquivos diferentes, e somente após a conclusão de todos, juntá-los em um arquivo PDF para impressão. Imprimir ou Gerar um arquivo PDF de um CDR muito grande aumenta a chance de falhas, objetos corrompidos, sombras ausentes, fontes e caracteres incorretos.

5 - Converta Transparência em BITMAP

Efeitos de transparência podem causar muitos problemas em grandes arquivos, o principal deles é na impressão e na abertura dos arquivos, porque é exigido um processamento "extra" para preparar visualmente a transparência. Para converter a transparência em Bitmap, clique com o botão direito no Objeto, selecione "Converter em BITMAP" marque a opção "Fundo Transparente"ajuste a resolução para 300DPI e clique em "OK".

Essas são 5 dicas básicas para melhorar nossa experiência no CorelDRAW, são dicas aprendidas no dia a dia do uso do programa, espero que possa ajudar você a ter menos problemas com arquivos CDR. Você tem mais alguma dica? Deixe nos comentários e ajude a todos.

Veja também

  • Henrique Nicchio Frossard

    valeu. O site é muito bom. Peguei varios vetores que irão me ajudar

  • Bruno Badaró Eler

    Queria saber como faz para abrir, pois ele não abre!