Arte Finalista: Conheça essa Profissão

Conheça a profissão de Arte Finalista, áreas de atuação, médias de salário, cursos e quais ramos um profissional com essa formação pode atuar. Uma curiosidade de muitos que estão começando nesta profissão é principalmente quais caminhos seguir, por isso, elaboramos este artigo com o intuito de informar a todos que interessem, um pouco mais sobre a nossa profissão, o Arte Finalista, que é, onde a maioria de nós começamos.

Arte Finalista: Lado Designer

Já se foi o tempo em que o Arte Finalista cuidava apenas dos processos de fechamentos de arquivos e processos de impressão. Hoje em dia, o Arte Finalista, em muitos casos, cuida desde o atendimento ao cliente e elaboração do Briefing até a impressão final do material. Isto porque o Arte Finalista conhece melhor do que ninguém sua ferramenta de trabalho: sua própria cabeça, assim faz o atendimento, elabora o material, e imprime.

Áreas de Atuação

Hoje em dia é muito comum termos a profissão de Arte Finalistas em gráficas rápidas, agências e estúdios, visto que todos esses locais trabalham com criação de materiais tanto impressos como para mídia virtual, como na maioria das vezes não se exige Ensino Superior para essa função o Arte Finalista se encaixa perfeitamente entre um Designer e um propriamente dito Arte Finalista.

Breve definição de Arte Finalista

Arte-finalista é o profissional que finaliza tecnicamente uma peça de design ou publicidade para o fim a que se destina (impressão digital, off-set, serigrafia, jornal, revista, etc.) pois o seu suporte e execução pode influenciar tecnicamente o resultado final.

Campos de Atuação (Segmentos de Mercado)

Há vários campos em que um arte-finalista deve ter conhecimentos, como a paginação, a pós-produção de imagem, a leitura e desenvolvimento de desenhos técnicos e noções mínimas de produção, seja esta gráfica ou audiovisual. Hoje em dia é também essencial que se tenha conhecimentos profundos de algumas das ferramentas digitais à disposição (Photoshop, Adobe Illustrator, Adobe InDesign, Freehand, CorelDraw, Acrobat, etc.). (Fonte Wikipedia)

Salário

Em uma pesquisa rápida por alguns sites chegamos à uma média salarial entre R$ 1.000,00 e R$ 1.500,00, variando um pouco de estado para estado mas sempre mantendo uma média razoável.

Veja também

  • Guest

    oq "diferencia" um Designer gráfica de um arte-finalista?

  • Fotolitos Cromosinop

    oq "diferencia" um Designer gráfico de um arte-finalista?

    • Leandro

      Fotolios, na teoria o Designer Gráfico é o que cria as peças e o Arte finalista faz a finalização do material para impressão (marcas de cortes, cores, calibração, layout de montagem e etc...) mas na prática o arte finalista faz as duas coisas

  • Pingback: Tabela CMYK | Clube do Corel()